segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Indicação de site - Biblioteca Mundial

A Biblioteca Mundial é uma parceria entre a Unesco e as grandes bibliotecas do mundo e tem como objetivo disponibilizar os acervos de livros, manuscritos e documentos visuais e sonoros dessas bibliotecas.

No site podemos conhecer as reproduções das mais antigas grafias, fotografias, livros raros que são apresentados em sete idiomas (árabe, chinês espanhol, francês, inglês, português e russo).

Na nossa opinião o livro mais legal disponibilizado é a bíblia do diabo, um livro enorme e muito esquisito. Diz a lenda que ele foi escrito por um sacerdote que fez um pacto com o diabo para não ser morto pela sua denominação - ele cometeu um pecado gravíssimo. Então, ele propôs aos seus superiores que escreveria umaobra em uma única noite para glória de seu mosteiro. Para criá-lo foram necessárias peles de 160 burrinhos - pobrezinhos....

Em 1594 o manuscrito foi adquirido pelo tesouro imperial em Praga. Quando o exército sueco conquistou a cidade em 1648, o livro foi levado à Suécia e apresentado à biblioteca real no ano seguinte.

Por que é interessante? Porque é um livro raro e muito, muito peculiar....

Veja o site da
Biblioteca Mundial!

Nenhum comentário: