terça-feira, 25 de agosto de 2009

60 anos de ICBEU

O ICBEU BH comemora hoje (25 de agosto) seus 60 anos de ensino e difusão da cultura norte americana.

Em comemoração à data, houve uma missa de ação de graças pelas atividades desempenhadas pelo Instituto.

Nossa coordenadora Márcia Soares escreveu um texto que apresenta o ínicio, as atividades desempenhadas e a importância do ICBEU-BH. Para ler na íntegra,
clique aqui!

"O ICBEU foi criado para promover o estreitamento das relações culturais entre o Brasil e os Estados Unidos, através do ensino e divulgação da língua inglesa, ou do inglês americano, como era anunciado na época, e exposições de arte baseadas na vida norte-americana, com o apoio da Embaixada daquele país.

Muitas programações eram promovidas então, como festas juninas, bailes, passeios, etc. É nessa época que a Biblioteca Thomas Jefferson, inaugurada pelo Dr. Raul D’Eça, então Adido Cultural do consulado americano, começa a se projetar na cidade, com sua intensa programação de concertos e exposições de artes plásticas.

Em Abril de 1960, o ICBEU traz a Belo Horizonte o arquiteto Leopold Arnaud, então Adido Cultural da Embaixada Americana no Brasil para inaugurar suas novas instalações, na Praça Afonso Arinos. Em uma casa maior, o ICBEU consegue unir as salas de aula e a Biblioteca em um só prédio, mas essa sede ainda é alugada.

Em 1967, o ICBEU lança uma campanha para a compra de um terreno para a construção da nova sede. O terreno foi comprado e na casa ali existente funcionou durante um ano a Biblioteca Tomas Jefferson. Iniciou-se a construção do prédio da futura sede própria do ICBEU em 1968. Já em agosto de 1969, as aulas já eram ministradas na nova sede, e em novembro do mesmo ano chegava a Belo Horizonte o Embaixador Charles Burke Elbrick para a inauguração das novas instalações. A festa de recepção contou com a presença do Prefeito Souza Lima e diversas autoridades e parlamentares. Da representação americana, vieram, além do Embaixador e sua esposa, o Cônsul dos Estados Unidos em Belo Horizonte, Mr. George Brown, o Adido Cultural Mr. George Forner e outros funcionários da representação americana em Belo Horizonte. De lá prá cá, importantes exposições foram realizadas na galeria de arte do ICBEU, hoje conhecida como “Galeria Professor Sylvio Vasconcellos”. O ICBEU possui também um teatro onde acontecem freqüentes eventos , além de importantes montagens teatrais amadoras e profissionais.

Por ser um Centro Binacional Brasil Estados Unidos, a escola oferece, através da Embaixada Americana, um serviço de orientação aos seus alunos e demais interessados em estudar nos EUA. O Educational Advising Office do ICBEU faz, também, tradução de documentos reconhecida pelo governo norte-americano."

Nenhum comentário: