terça-feira, 11 de agosto de 2009

A Importância da Higienização do acervo

Se você não frequenta muito bibliotecas ou não conhece um/a bom/a bibliotecário/a provavelmente nunca ouviu falar em higienização do acervo, não é mesmo?

Pois saiba que a higienização do acervo é um dos métodos mais importantes e mais baratos no que se trata de preservação e conservação de um acervo.

Através da higienização, nós bibliotecários/as - ou aprendizes, quero dizer, estudantes de biblioteconomia...- retiramos todos os agentes responsáveis pela deteriorização dos materiais como: poeira - responsável por odores fortes e insetos como as traças.

O método é relativamente simples e rápido e deve ser incorporado à rotina de qualquer biblioteca, desde as caseiras até as de universidades ou escolas.

Estava eu dando uma olhada nas nossas estantes e vi um monte de materiais precisando, clamando por esse processo de higienização. Ainda quando Vinícius estava aqui, trocamos idéias e com nossa querida chefe Fernanda, decidimos colocar a higienização do acervo em nossas vidas aqui na Thomas Jefferson.

Claro que começaremos gradativamente, porque como vocês sabem, só estou eu na biblioteca agora e é bem complicado realizar atendimento in loco e por telefone, catalogar, indexar, classificar, tratar os materiais, escrever o informativo, atualizar o blog, o twitter, realizar pesquisas para nossos usuários, fazer levantamento de aquisições, descarte, entre outros processos... Sempre com um sorriso no rosto! ahahahaha

Estamos aguardando os materiais necessários para o procedimento de higienização, por isso, não se assustem ao entrarem na biblioteca e virem um monte de livros abertos recebendo o que chamamos de oxigenização.... Só não mexam neles, por favor! hehehehehehe

Nenhum comentário: