terça-feira, 1 de setembro de 2009

UFMG é a terceira melhor universidade do Brasil!

A UFMG é a terceira melhor universidade do Brasil! Nossa escolinha é demais!!! Leia uma parte da reportagem que saiu no Jornal O Tempo de hoje:

Quatro das sete melhores universidades são de Minas

Reitor da UFMG destaca valorização dos professores e qualidade dos alunos
Andréa Castello Branco

Apenas 1% (21) das 2.001 instituições de ensino superior avaliadas em 2008 pelo Ministério da Educação (MEC) obtiveram nota máxima no Índice Geral de Cursos Superiores (IGC) - sete delas são universidades federais e as outras 14, institutos, faculdades e escolas particulares ou públicas.

Entre as dez universidades mais bem avaliadas, quatro são mineiras: a UFMG, Ufla (Lavras), UFTM (Triângulo Mineiro) e UFV (Viçosa). A UFMG é a melhor entre as grandes federais. As universidades mineiras que tiveram pior avaliação foram a Unifenas (Alfenas), Unipac (com unidades em várias cidades) e Univale (Vale do Rio Doce).

"Há duas universidades na nossa frente, mas nessas instituições só foram avaliados três cursos. Na Unifesp, os outros 15 cursos não formam alunos. Se você pegar as grandes universidades, como a federal do Rio de Janeiro ou do Rio Grande do Sul, a UFMG é a melhor. Mas também é bom ver que quase todas as universidades de Minas estão bem classificadas", diz o reitor da UFMG, Ronaldo Tadeu Pena.

Para ele, o bom resultado se deve a vários fatores. "Acho que a UFMG é uma universidade que foi muito bem estruturada ao longo de seus 82 anos, é uma universidade orgânica. Há uma política de valorização do pessoal docente, temos pesquisa de alto nível em todos os departamentos, tudo isso vai tornando a universidade melhor. E temos que dizer que o ciclo básico em Minas forma bem seus alunos, nosso sucesso acadêmico também se deve à qualidade dos nossos alunos."

Entre as 21 instituições com nota 5, 11 são públicas - nove federais e duas estaduais. As outras dez são particulares. Todas estão concentradas em quatro Estados (SP, RS, RJ e MG). Segundo o MEC, 120 instituições receberam conceito 4, considerado bom. "Esse índice dá condições ao MEC de zelar pela qualidade do ensino superior", disse o ministro Fernando Haddad.


Leia mais no Jornal O Tempo


2 comentários:

Jody Frosty disse...

Tá ótimo o visual! Trabalho muito bem feito, como sempre.

bjinho

Vinicius

PS: "sugestã": aumente o tamanho do link para comentar. Está um pouco pequeno demais.

bjo

Jody Frosty disse...

ah... E DA-LHE FEDERAL!!!