quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Semana do peixe

SEMANA DO PEIXE 2009 COMEÇOU DIA 1º DE SETEMBRO

"Todo o pescado o Brasil tem, coma pescado que o pescado faz bem."

A Semana do Peixe é um projeto do Ministério da Pesca e Aquicultura, para incentivar o consumo de pescado no país. Nesse ano ela vai de 1 a 15 de setembro. No Blog Gazeta das praias serão mostrados os benefícios do pescado e várias dicas de como fazê-lo.

A Campanha tem entre seus objetivos mostrar os benefícios à saúde do consumo de peixe, além de prestar informações aos consumidores sobre o que observar na hora da compra. O pescado fresco, por exemplo, deve ser úmido, firme e sem manchas estranhas na pele, no caso dos peixes e moluscos, ou na carapaça, no caso dos crustáceos. Os olhos devem estar brilhantes e salientes. As brânquias devem estar úmidas, brilhantes e com cor entre o rosa e o vermelho intenso. Os crustáceos devem ter a cor própria da espécie e não apresentar cor alaranjada ou negra na carapaça. Os mariscos só podem ser vendidos vivos e os polvos e lulas devem estar com a carne consistente e elástica.

A conservação será outro ponto em destaque para os consumidores. Após o descongelamento, os pescados só podem ser congelados novamente se cozidos e preparados. No congelamento caseiro, os peixes devem ser mantidos inteiros, mas sem as vísceras. Camarões e lagostas devem ser congelados sem cabeça. Nunca se deve congelar espécies diferentes num mesmo recipiente. Ao manusear o pescado, o vendedor deve utilizar luvas descartáveis e a higiene do local de venda deve ser observada como um todo. Os peixes são alimentos extremamente perecíveis e por isso é necessário tomar muito cuidado com seu manuseio.

Consumo deve ser de 12kg/ano

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de pescado para cada pessoa seja de 12 Kg/ano. No Brasil, no entanto, essa medida está por volta de 7 Kg/ano. O plano “Mais Pesca e Aqüicultura”, do Ministério da Pesca e Aquicultura, traçou como meta chegar a 2011 com um consumo médio de 9 Kg/ano por habitante. Com uma costa marítima em torno de 8,5 mil Km, além de vários reservatórios propícios para o cultivo em cativeiro, o Brasil tem um enorme potencial para desenvolver sua produção de pescado que nos próximos quatro anos deverá aumentar em cerca de 40%.

Este texto foi retirado do BLOG Gazeta das Praias. Para saber mais clique no link!

Ps: sou vegetariana, mas não condeno o uso da carne para alimentação. Decidi apenas que eu não comeria por amor aos animais. Cada um deve decidir o que é melhor para si. Como postei sobre vegetarianismo, e por este ser um espaço de informação, achei por bem informar sobre a campanha. Não posso usar minhas decisões como verdade absoluta....

Nenhum comentário: