sexta-feira, 6 de março de 2009

Dia intenacional das mulheres

Ontem escrevemos sobre as desigualdades entre homens e mulheres no nosso país. No site do Jornal do Senado, há uma reportagem que mostra um pouco da situação do Brasil, mas pasmem (para mim, pelo menos, foi uma novidade): nos Estados Unidos a situação é a mesma, tanto que no dia 29 de janeiro deste ano, o presidente Barack Obama sancionou a Lei Lilly Ledbetter, que obriga as empresas a pagarem o mesmo salário a homens e mulheres que ocupem a mesma função. Leia a reportagem inteira clicando aqui!

Mas hoje, vamos escrever sobre uma doença que ainda causa muito medo e angústia nas mulheres: o câncer de mama.

Todos nós sabemos, que este câncer é um dos que mais causa óbitos em mulheres em todo o Brasil. O exame vai desde o simples toque das mamas até o mais complexo chamado mamografia - radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros).. (INCA)

Segundo o site do
INCA o câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.
Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

No site
Câncer de Mama: eu sei o que é isso!, há uma campanha que visa conseguir ampliar o número de mamografias que são concedidas, permitindo que mais mulheres tenham acesso à mamografia digital gratuita.

Vale a pena conferir o site e clicar na caixinha rosa, à esquerda chamada "Campanha de Mamografia digital ou (clicar no link)!"

Nós da Biblioteca Thomas Jefferson (ICBEU-BH) apoiamos a campanha!


Ps: A cor azul, indica hiperlink!

Nenhum comentário: