quinta-feira, 4 de março de 2010

Selo comemera o centenário do presidente Tancredo Neves

Hoje (04 de março) comemora-se o centenário de nascimento do presidente Tancredo Neves (avó do atual governador de Minas Gerais, Aécio Neves).

Em homenagem a ele, os Correios lançaram no dia 1º de março, o selo "Centenário de nascimento do Presidente Tancredo de Almeida Neves".

O selo foi criado pelo artista mineiro Ricardo Cristofaro e foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica. A tiragem do selo é de 300 mil unidades e o valor facial é de R$ 1,05.

Tancredo nasceu em 4 de março de 1910. Foi vereador, em sua cidade natal, deputado estadual, deputado federal, ministro da justiça e negócios interiores (no segundo governo Vargas), primeiro-ministro (de 1961 a 1962), durante o sistema parlamentarista, senador da República e governador de Minas Gerais. Em 15 de janeiro de 1985 foi eleito Presidente da República, pelo Colégio Eleitoral, representando o partido da oposição. Na véspera da posse, na noite de 14 de março de 1985, foi internado com problemas abdominais. Com o agravamento de seu quadro clínico, veio a falecer no dia 21 de abril de 1985, em São Paulo. O reconhecido líder político e catalisador de ideais democráticos que marcou as instituições nacionais por mais de cinco décadas de atuação na vida pública é considerado um exemplo pelos políticos e governantes brasileiros.
-
Texto retirado do site dos Correios, para saber mais clique aqui!
[
Para conhecer um pouco da história do presidente Tancredo Neves, clique em:
Blog do ICBEU-BH

Nenhum comentário: