sábado, 21 de março de 2009
quinta-feira, 19 de março de 2009
quarta-feira, 18 de março de 2009
quinta-feira, 12 de março de 2009
Dia do/a Bibliotecário/a
Em nossas conversas para postagens surgiu a dúvida: por que 12 de março???
Bom, pesquisamos e no site do IBGE TEEN (site muito bom), encontramos o que seria a origem para a comemoração da data, entre outras curiosidades.
Segue o texto:
Comemora-se no dia 12 de março o Dia do Bibliotecário em homenagem ao engenheiro e bibliotecário por vocação, Manuel Bastos Tigre.
Tigre nasceu dia 12 de março de 1882 e, ao terminar o curso de Engenharia, em 1906, resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal.
Este encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.
Prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro e se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal.
Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.
Feliz dia do/a Bibliotecário/a
Conselho Regional de Biblioteconomia
Conselho Federal de Biblioteconomia
Escola de Ciência da Informação UFMG
terça-feira, 10 de março de 2009
segunda-feira, 9 de março de 2009
TJ Recomenda - At Risk, Patricia Cornwell
At Risk é o primeiro livro de Patricia Cornwell protagonizado pelo detetive Winston "Geronimo" Garano. Originalmente publicada em formato de série na New York Times Magazine, a história começa quando Monique Lamont, chefe do departamento de policia de Boston, chama seu principal investigador Win Garano de volta de um curso de medicina forense em Knoxville, Tennessee. O chamado se trata de uma convocação para Win trabalhar em um novo programa do governo de Massachusetts chamado At Risk que usa de alta tecnologia para desvendar crimes através de identificação de DNA e de outros dados sobre o criminoso. Para inaugurar o programa, Lamont escolhe enviar Garano para resolver um caso arquivado à 20 anos em Knoxville. Porém, uma série de acontecimentos e atentados contra os dois, transformam a história num jogo em que Garano precisa usar muita audácia e inteligência para desvendar o mistério por trás dos acontecimentos. Patricia Cornwell voltou a ser aclamada pela crítica com At Risk, muito por causa da introdução de um novo protagonista. A autora que escreveu por anos histórias do Dr. Kay Scarpetta e o não tão aclamado Andy Brazil, voltou a forma com At Risk em 2006. Tanto que o detetive Garano ganhou mais uma história em The Front de 2008. TJ Recomendou.Titulo: At Risk
Autor: Patricia Cornwell
Ano: 2006
Genero: Ficção Policial
Localização: 813.002 COR RIS
Dia Internacional das mulheres
Lembrei de uma charge-crítica a respeito do tema, mas não vou explicar por que quero ver se teremos comentários do tipo, "que machista", ou coisas parecidas...
A charge é assinada por Duke, cartunista de Belo Horizonte muito talentoso! (Deixei um recado em seu blog Duke, pedindo autorização...). Vale a pena conhecer mais charges desse artista!
Feliz Dia Internacional das Mulheres!
sábado, 7 de março de 2009
Dia Internacional das Mulheres
As atividades vão desde exibição de filmes até oficinas! Confira a programação:
CINEMA
Mostra Mês da Mulher
Exibição de filmes, às 15h.
Dia 8 – A Dança das Paixões (EUA, Pat O’Connor, 1998)
Dia 15 – Desejo Proibido (EUA, Jane Anderson, Martha Coolidge e Anne Heche, 2000)
Dia 22 – A Morte e a Donzela (EUA, Roman Polanski, 1994)
Dia 29 – Como Água para Chocolate (MEX, Alfonso Arau, 1992)
OFICINAS
Informações e inscrições pelos tels. 3277-7420 / 6746 ou cclagoadonado@gmail.com.
Dia 10, às 14h30 - Criação Confecção de acessórios para cabelos e colares
Coordenação: Lú Rodrigues, artesã.
Público: a partir de 18 anos – 20 vagas
Materiais: miçangas médias de cores variadas, retalhos de malha, presilha de cabelo (tic tac) em tamanhos variados.
Dia 14, às 15h - Arte para o Lar: Confecção de porta-copos utilizando miçangas grandes e fio de naylon.
Coordenação: Maria Alice de Rezende Castro.
Público: a partir de 18 anos - 20 vagas
Materiais: fio de naylon e miçangas grandes de cores variadas
Dia 18, às 15h - Tricoteando com Arte Repasse de pontos básicos do tricô
Coordenação: Solange Izabel Marques Gonçalves.
Público: a partir de 18 anos – 20 vagas
Materiais: lã e agulha
Centro de Cultura Lagoa do Nado - Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, bairro Itapoã
Confira mais eventos clicando aqui!
sexta-feira, 6 de março de 2009
Dia intenacional das mulheres
Mas hoje, vamos escrever sobre uma doença que ainda causa muito medo e angústia nas mulheres: o câncer de mama.
Todos nós sabemos, que este câncer é um dos que mais causa óbitos em mulheres em todo o Brasil. O exame vai desde o simples toque das mamas até o mais complexo chamado mamografia - radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros).. (INCA)
Segundo o site do INCA o câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.
Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.
No site Câncer de Mama: eu sei o que é isso!, há uma campanha que visa conseguir ampliar o número de mamografias que são concedidas, permitindo que mais mulheres tenham acesso à mamografia digital gratuita.
Vale a pena conferir o site e clicar na caixinha rosa, à esquerda chamada "Campanha de Mamografia digital ou (clicar no link)!"
Nós da Biblioteca Thomas Jefferson (ICBEU-BH) apoiamos a campanha!
Ps: A cor azul, indica hiperlink!
quinta-feira, 5 de março de 2009
Dia internacional das mulheres

"O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas numa ação da polícia para conter uma manifestação numa fábrica de tecidos. Essas mulheres estavam pedindo a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas por dia e o direito à licença-maternidade. Isso aconteceu em 8 de março de 1857, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
É longo o caminho das mulheres em busca de respeito à sua dignidade pessoal, social e profissional.
Vista como um ser esquisito, o tal probleminha social, na verdade, não passava de uma preocupação política com o mercado de trabalho. O censo inglês da época contava muito mais mulheres solteiras do que homens, ocasionando um alarme entre os detentores do poder econômico.
IBGE TEEN. Calendários. Disponível em:
